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Benefícios da Caminhada

A caminhada é ideal para a pessoas sedentárias, que resolveram começar a sua atividade física e que ainda não conseguem ou não gostam de correr, é uma boa forma de fazer algum exercício.

A prática desta atividade reduz os níveis de colesterol LDL e VLDL (Colesterol Mau) e aumenta o HDL (Colesterol Bom), ajuda a evitar a ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidentes vasculares, cancro do intestino, auxilia os tratamentos dos diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica e liberta endorfinas e hormônios que transmitem tranquilidade e sensação de bem-estar a quem a pratica.
Caminhar é também uma atividade excelente para a socialização, uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Aqui estão alguns benefícios da Caminhada:

- Ajuda a emagrecer: Caminhar é uma boa maneira de emagrecer, sendo esta uma atividade aeróbico, não só queima calorias mas também acelera o metabolismo.
- Melhora a Auto-estima: Segundo um estudo, caminhar ao ar livre faz com as pessoas se sintam mais bem-dispostas e mais humoradas.
- Melhora a circulação do sangue: Durante a caminhada o fluxo de sangue aumenta que leva aos vasos sanguíneos a se expandirem mais controlando assim a pressão arterial.
- Melhora a respiração: A caminhada estimula os pulmões, que melhora a condição física do praticante, já que há uma grande oxigenação das células no corpo.
- Fortalece os músculos: Ajuda ao fortalecer os músculos interiores do corpo humano melhorando assim a sua postura.
- Diminuição do risco de cancro da mama: Caminhar reduz significativamente o risco do cancro da mama, porque reduz os níveis de gordura corporal.

Apesar deste benefícios é necessário ter alguns cuidados quando se faz caminhada:
 

- Alongamentos: Deve sempre fazer alongamentos antes e depois da caminhada para evitar lesões;
- Evitar caminhar em jejum: Deve sempre alimentar-se corretamente antes de caminhar mas com alguma moderação, coma sempre coisas leves.
- Hidratação: Na caminhada a hidratação é fundamental, pode beber antes, durante e depois da caminhada.
- Uso de sapatilhas e roupas adequadas: o vestuário é muito importante porque pode evitar lesões e permite uma melhor respiração da pele.
- Não comer muito antes da caminhada: não deve comer demasiado, porque pode trazer sensações de mal-estar na caminhada.